quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Além das Quatro Operações

Uma conversa com o professor Anderson Gleryston Silva Sousa, que já foi premiado em diversas Olimpíadas de Matemática, em níveis regional, nacional e internacional. Anderson, que foi aluno de escola pública, compartilha muitas das dificuldades pessoais e financeiras que teve que superar para poder estudar e fala também sobre as olimpíadas em si e o trabalho que realiza hoje com a matemática.



Créditos:
Música - Dezessete e Setecentos (Luiz Gonzaga)

O Murali, ao qual ele se refere no final da entrevista, é Murali Srinivasan Vajapeyam, com quem tive o prazer de estudar da sexta à oitava série. O Walfredo eu não conheço.

7 comentários:

  1. recentemente ouvi uma entrevista na rádio CBN com uma pesquisadora que publicou um estudo cruzando os dados da prova brasil, saeb, etc com as escolhas dos alunos no vestibular.
    Ela é da área de matemática e se focou nessa área. O que ela descobriu foi que nos estados onde o ensino de matemática é melhor (melhores notas nas avaliações nacionais), os melhores alunos em matemática escolhem carreiras como medicina, computação, direito...já nos estados com as piores notas em matemática os piores alunos nessa disciplina escolhem...matemática (entre outros cursos, provavelmente porque a concorr~encia é mais baixa). Segundo a pesquisadora, isso gera um ciclo vicioso e os estados com pior ensino em matemática dificilmente conseguem se superar.

    ResponderExcluir
  2. Walfredo é Walfredo Cirne, foi meu professor, quando fazia computação na UFPB (hoje UFCG) e Murali na época era professor do depto de Engenharia Elétrica. Sempre o via lá na universidade

    ResponderExcluir
  3. Murali já era professor na época? Acho que ele era aluno, não? Não sei. De qualquer maneira, o Anderson me passou as informações do Walfredo, que é do dept. de computação da UFCG, como o Guto Sousa disse.

    ResponderExcluir
  4. é verdade, Du...Murali é novo...então tava confundindo mesmo...mas computação e elétrica eram (ainda devem ser) a maior rivalidade, cada um no seu quadrado...até no campeonato de basquete eram os dois melhores times.

    ResponderExcluir
  5. Bela história mago,lição de vida mesmo.

    Mas qual o curso de graduação dele?

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Isaac. E então, Anderson estuda matemática na UFCG. Deve se formar em breve, pelo que sei...

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante essa entrevista. Isso é que é exemplo de persistência e força de vontade.

    ResponderExcluir